Vice-Presidente do IRIB é convidado para participar do World Bank Land Conference 2024
Evento será realizado em 2024 e interessados em participar da Conferência poderão encaminhar artigos até o dia 3 de dezembro.
O Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, foi convidado a participar da World Bank Land Conference 2024, promovida entre os dias 13 a 17 de maio de 2024 pelo Banco Mundial. A Conferência será realizada em Washington/DC (EUA) e os interessados em enviar artigos para análise do Comitê Acadêmico do evento poderão fazê-lo até o dia 3 de dezembro. Esta é a quarta vez que José de Arimatéia é convidado a participar da Conferência.
Sobre a World Bank Land Conference 2024
Segundo o Banco Mundial, a Conferência é o principal fórum para o setor fundiário e reúne participantes de governos, parceiros de desenvolvimento, sociedade civil, academia e o setor privado para apresentar e debater questões e boas práticas, além de informar o diálogo político e incentivar o intercâmbio de conhecimentos intersetoriais. O tema da Conferência de 2024 é “Garantir a posse da terra e o acesso à ação climática” e o evento pretende destacar estratégias eficazes para garantir a posse e o acesso à terra em apoio à mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Ademais, a World Bank Land Conference 2024 tem como objetivos: direcionar e informar investimentos no setor fundiário; facilitar e promover o diálogo e a colaboração entre as diversas partes interessadas; defender a elaboração de políticas baseadas em evidências; e compartilhar conhecimento sobre melhores práticas emergentes e pesquisas inovadoras.
Envio de artigos
Tendo a resiliência climática, o gênero e a utilização de novas tecnologias como temas transversais, as áreas prioritárias para submissão de artigos são: Direitos Fundiários urbanos, empregos e mercados financeiros; Direitos Fundiários rurais, mercados e transformação estrutural; Tributação sobre a propriedade e captura do valor da terra para serviços públicos; Gestão de terras públicas, monitoramento do uso da terra e financiamento climático; Instituições fundiárias, conflito e economia política; e Utilização de big data para melhorar a governança e utilização da terra.
Em síntese, os artigos de pesquisa completos encaminhados ao Comitê Acadêmico deverão ter entre 6.000 e 10.000 palavras, com resumo técnico de até 1.000 palavras que contenham descrição da metodologia, dados utilizados e resultados esperados, bem como incluir um resumo não técnico que destaque as implicações políticas e o potencial para acompanhamento. O material deverá ser submetido através do site de submissão e registro de trabalhos. No processo de submissão, os autores também deverão indicar se pretendem ter seu artigo considerado para possível publicação em número especial de revista de campo.
Fonte: IRIB, com informações dos organizadores.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Presidente da República tem somente até hoje para decidir sobre Marco Temporal
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano