Em 08/11/2022

Vice-Presidente do IRIB ministra aula em curso sobre Governança Fundiária Responsável


José de Arimatéia Barbosa discorreu acerca dos sistemas de registros com Roberto Élito dos Reis.


O 1º Oficial do Registro de Imóveis de Campo Novo do Parecis/MT e Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, e o Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, Advogado e Consultor Jurídico, Roberto Élito dos Reis, apresentaram aula intitulada “Introdução ao Sistema de Registros e Conformação Atual do Sistema Brasileiro de Registro de Imóveis”. A aula foi ministrada no Módulo 03 do curso online intitulado “Governança Fundiária Responsável”, promovido pela R. Torsiano Consultoria Agrária, Ambiental e Fundiária com o apoio do WWF-Brasil e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), com recursos financeiros da GIZ em nome do Governo Federal alemão.

Durante a exposição, José de Arimatéia e Roberto Élito abordaram temas como a comparação entre sistemas registrais de diversos países; procedimentos registrais no Brasil; histórico do Serviço Notarial e Registral Imobiliário; constitucionalização dos Serviços Notariais/Registrais e o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis no Brasil, dentre outros.

O 4º Oficial de Registro de Imóveis da Capital de São Paulo, Coordenador Editorial da Revista de Direito Imobiliário (RDI) e Diretor de Relações Internacionais do IRIB, Ivan Jacopetti do Lago, também participou do curso, apresentando aula no mesmo Módulo, intitulada “A formação da propriedade territorial no Brasil: sesmarias; modos de aquisição da propriedade; histórico do direito formal e material do registro”.

Veja aqui a apresentação em PowerPoint de José de Arimatéia Barbosa e Roberto Élito dos Reis. 

Fonte: IRIB, com informações dos organizadores.



Compartilhe