Vice-Presidente do IRIB palestrará hoje em evento sobre regularização fundiária e governança de terras
Além de palestrante, José de Arimatéia Barbosa também representará o IRIB.
O Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, apresentará na tarde de hoje, a partir das 14h, uma palestra abordando as experiências sobre Sistemas de Cadastro e sua integração com Registro de Imóveis. A apresentação será realizada no Painel 3 do “Seminário Nacional das Diretrizes Voluntárias para a Governança Responsável da Terra (GVGT) e a Regularização Fundiária na Região da Amazônia Legal”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), pelo Poder Judiciário maranhense e pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão (CGJ-MA). O evento é gratuito será realizado com o apoio do IRIB nos dias 27 e 28/04/2023, das 9h às 17h.
Assista o Seminário aqui:
Intitulado “DVGT – Sistemas de Administração de Terras adequados às DVGT (Cadastro e Registro)” o Painel 3 será apresentado pelo Consultor da FAO-ONU, Richard Torsiano. Na ocasião, José de Arimatéia Barbosa também representará o IRIB.
O seminário acontecerá no Auditório do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau, em São Luiz/MA, no formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) no YouTube. O evento será coordenado por Richard Torsiano; pela Juíza Auxiliar da CGJ-MA, Ticiany Gedeon Maciel Palácio; e pela Professora Doutora do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Lucylea França.
De acordo com a informação divulgada pela CGJ-MA, o seminário tratará de temas como os conflitos armados, choques climáticos, econômicos e sanitários registrados, simultaneamente, em diversas partes do mundo, “e que afetam de forma significativa a segurança alimentar de milhares de pessoas.” A Amazônia Legal é uma das áreas afetadas, abrangendo seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966 e inclui os Estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.
ATENÇÃO: Com o objetivo de divulgar conhecimento, após a apresentação, o IRIB disponibilizará oportunamente o material utilizado por José de Arimatéia Barbosa em sua palestra.
Confira a programação do Seminário.
Fonte: IRIB, com informações dos organizadores.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Lançada oficialmente a Frente Parlamentar do Serviço Notarial e Registral
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano