Vice-Presidente do IRIB participa de seminário sobre Programa “Solo Seguro”
Evento deu início à Semana Nacional de Regularização Fundiária no Estado de Mato Grosso.
Para iniciar a Semana Nacional de Regularização Fundiária no Estado de Mato Grosso, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ/MT) promoveram o seminário “Semana Nacional de Regularização Fundiária Solo Seguro”, realizado na tarde de ontem, 28/09/2023, em formato híbrido, na sede do Poder Judiciário de Mato Grosso e com transmissão por videoconferência pela plataforma Microsoft Teams e pelo canal oficial do TJMT no YouTube. O Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, foi um dos palestrantes no evento.
Segundo as informações publicadas pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, (ANOREG/MT), José de Arimatéia apresentou palestra sobre os instrumentos jurídicos da regularização urbana. Após contextualizar o tema sob o enfoque da Lei n. 13.465/2017, Arimatéia explicou os rumos da Política Nacional de Regularização Fundiária e enalteceu seus objetivos, além de diferenciar o que é urbano e rural para os fins da referida Lei. Além disso, afirmou que a Lei n. 13.465/2017 tornou os Municípios mais ágeis e autossuficientes, pois ampliou o alcance da regularização ao se considerar todos os núcleos informais com usos e características urbanas, ainda que situados em zonas rurais. Segundo o Vice-Presidente do IRIB, “a nova lei permite que milhares de domicílios, principalmente os da Amazônia Legal, possam ser regularizados.”
Presidente da ANOREG/MT e Vice-Presidente do IRIB falam sobre a Semana “Solo Seguro”
Em vídeo publicado no canal do YouTube da ANOREG/MT, a Presidente da Associação, Velenice Dias de Almeida, e o Vice-Presidente do IRIB comentam sobre a Semana “Solo Seguro”. Confira:
Comissão Estadual de Assuntos Fundiários e Registros Públicos da CAF/MT se reune hoje
De acordo com a notícia publicada pela Agência CNJ de Notícias, a CGJ-MT realizará na tarde de hoje, como parte da programação da Semana Solo Seguro uma reunião da Comissão Estadual de Assuntos Fundiários e Registros Públicos da Corregedoria (CAF/MT). Alguns dos assuntos que serão tratados na reunião abrangem temas como procedimentos a serem observados na averiguação da aquisição de direitos reais ou arrendamento de imóveis rurais na Faixa de Fronteira por empresa brasileira que possa ser equiparada à estrangeira e aplicabilidade da Lei Federal n 13.465/2017 em determinadas situações.
A notícia ainda aponta que “além da Corregedoria do TJMT a Comissão é composta pelo: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Associação dos Notários e Registradores do Mato Grosso (Anoreg-MT) e Associação Brasileira de Georreferenciamento e Geomática (Abrageo), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Ministério Público (MP), Defensoria Pública (DP), Casa Civil do Estado de Mato Grosso e Assembleia Legislativa (AL).”
Veja também:
Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias e da ANOREG/MT.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CDU aprova PL que simplifica obtenção de Habite-se
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório