Sumário



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DIREITO IMOBILIARIO REGISTRAL

ÍNDICE

Prólogo à edição brasileira                                    
Apresentação                                                  

Capítulo I

A publicidade imobiliária e seu desenvolvimento                
 1. A publicidade em geral. Conceito e natureza                
 2. Publicidade e forma                                        
 3. Âmbito da publicidade. A publicidade dos direitos reais    
 4. Origens e desenvolvimento histórico da publicidade imobiliária                                                
 5. A publicidade imobiliária na Índia                        
 6. A publicidade imobiliária no Direito hebreu                
 7. A publicidade imobiliária no Direito grego                
 8. A publicidade imobiliária no Direito egípcio              
   a) Sistema ptolomaico                                      
   b) Sistema egípcio-romano                                  
 9. A publicidade imobiliária no Direito romano                
   a) Fase primitiva                                          
   b) Fase clássica                                            
   c) Fase justiniana                                          
 10. A publicidade imobiliária no Direito germânico            
   a) A `gewere'                                              
   b) As formas antigas de transmissão imobiliária            
   c) Os livros registrais                                    
   d) A recepção do Direito romano                            

Capítulo II
O Direito imobiliário registral                              
 l. Conceito                                                  
 2. Denominações diversas                                    
  a) Direito hipotecário                                    
  b) Direito imobiliário                                    
  e) Direito do registro da propriedade                     
  d) Direito registral                                    
  e) Direito imobiliário registral                        
 3. Conteúdo do Direito imobiliário registral                
 4. Caracteres do Direito imobiliário registra!              
  a) É um Direito regulador da publicidade imobiliária, integrado tanto por normas de natureza formal como por normas de natureza material                              
  b) É um direito legitimador de situações jurídicas (titularidades reais)                                    
  e) É um direito protetor (garantidor) do tráfico jurídico imobiliário                                              
  d) Carece de substantividade                           
 5. Relações do Direito imobiliário registral com o Direito civil e comas demais ramos jurídicos                      

Capítulo III
O instrumento da publicidade imobiliária: o registro da propriedade imóvel                                         
 1. Generalidades                                            
 2. O registro da propriedade imóvel. Conceito             
  a) O registro da propriedade como instituição jurídica    
  b) O registro da propriedade como um organismo físico
    (repartição pública)                                    
  e) O registro da propriedade como conjunto de livros      
  d) O registro da propriedade como serviço público         
 3. Fins do registro da propriedade                            
   a) A publicidade dos direitos reais sobre imóveis          
   b) A segurança do tráfico imobiliário                    
   e) O fomento do crédito territorial                        
   d) A mobilização da propriedade imobiliária              
   e) Outros                                                

Capítulo IV
Os princípios imobiliários registrais                      
 1. Introdução                                             
 2. Valor dos princípios imobiliários registrais            
 3. Enumeração dos princípios imobiliários registrais      

Capítulo V
Sistemas imobiliários registrais                            
 1. Conceito dos sistemas imobiliários                       
 2. Classificação dos sistemas imobiliários                    
   a) Sistemas que atribuem à publicidade registral simples
    força negativa preclusiva (oponibilidade do inscrito)     
   b) Sistemas que atribuem à publicidade registral eficácia
    convalidante                                              
   e) Sistemas que atribuem à publicidade registral efeitos constitutivos                                              
 3. Tendências atuais dos sistemas imobiliários registrais    

Capítulo VI
O sistema imobiliário registral espanhol                      
 1. Desenvolvimento da publicidade imobiliária no Direito espanhol                                                    
   a) Espanha pré-romana                                      
   b) Fases romana e visigótica                                
   c) A reconquista. Foros municipais                          
   d) As certidões                                            
   e) Pragmática de 1539                                      
   f) O Pragmática de 1768                                        
   g) A Lei Hipotecária de 1861                               
   h) Principais modificações da Lei Hipotecária            
2. Princípios hipotecários (ou princípios expressados pelo  sistema imobiliário registral espanhol)                  
  a) Princípio de inscrição                                
  b) Princípio de legitimação                              
  e) Princípio de fé pública registra!                    
  d) Princípio de rogação                                  
  e) Princípio de legalidade                              
  f) O Princípio de especialidade                            
  g) Princípio do trato sucessivo                          
  h) Princípio da publicidade formal                      
  i) Princípio de prioridade                              

Posfácio