Em 03/06/2015

Assentamento do Incra recebe o primeiro CAR de Mato Grosso do Sul


Cadastro Ambiental Rural do estado foi aprovado para o Assentamento 20 de Março, em Três Lagoas


O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi destaque, no dia 1/6, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, em Mato Grosso do Sul. Na ocasião o governador Reinaldo Azambuja entregou ao Incra o primeiro CAR do estado aprovado para o Assentamento 20 de Março, em Três Lagoas. Agora, com o certificado de regularidade ambiental em mãos, os 69 parceleiros desse assentamento podem se beneficiar com linhas de crédito agrícola com taxas de juros menores e contratar seguro agrícola em melhores condições que as praticadas no mercado, entre outros benefícios.

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

“Estamos trabalhando na perspectiva de atender a todos os 180 assentamentos do estado dentro do prazo previsto que é maio de 2016”, afirma Edson Peres, responsável pelo setor de Meio Ambiente da superintendência regional do Incra no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Incra

Em 3.6.2015



Compartilhe