CGJSP atualiza Normas de Serviço de acordo com a Lei n. 14.382/2022
Provimentos tratam sobre prazos, Registros de Imóveis no geral, Adjudicação Compulsória Extrajudicial, incorporações imobiliárias e instituição do condomínio edilício.
A Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo (CGJSP) publicou na edição de hoje, 02/03/2023, do Diário de Justiça Eletrônico (DJe n. 3.688, Caderno Administrativo, p. 17 e seguintes), quatro Provimentos cuja finalidade é promover a atualização das Normas de Serviço da CGJSP (NSCGJSP) adequando-as à Lei n. 14.382/2022. Os Provimentos tratam sobre prazos, Registros de Imóveis no geral, Adjudicação Compulsória Extrajudicial, incorporações imobiliárias e instituição do condomínio edilício e promovem alterações nos Capítulos XIII e XX do Tomo II das referidas Normas.
A atualização das NSCGJSP considera também a derrubada dos Vetos à Lei n. 14.382/2022 feita pelo Congresso Nacional em 22/12/2022, referentes a Adjudicação Compulsória Extrajudicial. As propostas de modificações foram sugeridas pela equipe de Juízes Assessores da CGJSP e remetidas à análise da Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo (ARISP), que apresentou suas considerações, tendo sido acolhidas a maior parte destas.
Foram, então, publicados quatro Provimentos, a saber: o Provimento CG n. 04/2023, relacionado aos prazos, que passaram a ser contabilizados em dias úteis; o Provimento CG n. 05/2023, referente aos Registros de Imóveis em geral; o Provimento CG n. 06/2023, que disciplina a Adjudicação Compulsória Extrajudicial; e o Provimento CG n. 07/2023, que reorganiza e atualiza os regulamentos das incorporações imobiliárias e da instituição do condomínio edilício.
Vale ressaltar que a íntegra do Parecer proferido pela equipe de Juízes Auxiliares no Processo n. 2022/114212, bem como dos Provimentos em questão foram encaminhadas ao Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) pela ARISP.
Leia a íntegra do Parecer e dos Provimentos.
Fonte: IRIB, com informações do TJSP e da ARISP.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Matrícula – abertura – sobreposição de área pública. Regularização registral.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano