Compra e Venda – escritura pública. Descrição do imóvel. Existência de construção – omissão. Retificação. Princípios da Continuidade e Especialidade Registral.
TJRS. Décima Oitava Câmara Cível. Apelação Cível n. 50041797320218210072, Comarca de Torres, Relator Des. Pedro Celso Dal Pra, julgada em 12/12/2022 e publicada em 15/12/2022.
EMENTA OFICIAL: APELAÇÃO CÍVEL. REGISTRO DE IMÓVEIS. SUSCITAÇÃO DE DÚVIDA INVERSA. ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA INCOMPLETA QUANTO À DESCRIÇÃO DO IMÓVEL (OMISSÃO SOBRE A EXISTÊNCIA DE CONSTRUÇÃO - MORADIA UNIFAMILIAR) EM RELAÇÃO AO QUE ESTÁ DESCRITO NA SUA MATRÍCULA. INVIABILIDADE DE SE PROCEDER O REGISTRO DO TÍTULO ENQUANTO NÃO RETIFICADO, SOB PENA DE MALFERIMENTO AOS PRINCÍPIOS DA CONTINUIDADE E ESPECIALIDADE REGISTRAL. A EXISTÊNCIA DE DISCREPÂNCIA ENTRE AS DESCRIÇÕES DO IMÓVEL CONSTANTE JUNTO AO ÁLBUM IMOBILIÁRIO E NO TÍTULO QUE SE QUER REGISTRAR GERA ÓBICE DE ORDEM LEGAL AO SEU REGISTRO, POR EVIDENTE MALFERIMENTO AOS PRINCÍPIOS DA CONTINUIDADE E ESPECIALIDADE REGISTRAL QUE NORTEIAM OS REGISTROS DE IMÓVEIS. RECURSO DE APELAÇÃO DESPROVIDO. UNÂNIME. (TJRS. Décima Oitava Câmara Cível. Apelação Cível n. 50041797320218210072, Comarca de Torres, Relator Des. Pedro Celso Dal Pra, julgada em 12/12/2022 e publicada em 15/12/2022). Veja a íntegra.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Condomínio protoedilício e condomínio edilício: distinções à luz da lei 14.382/22 (Lei do SERP)
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório