Em 10/02/2014

Cooperação técnica entre Incra e Rioterra beneficia assentamentos em Rondônia


Entre as ações previstas estão a realização do Cadastro Ambiental Rural por unidade familiar e a recuperação de 500 hectares de reservas legais


O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia - Rioterra apresentou na terça-feira (4), à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e à Superintendência Regional do Incra em Rondônia o projeto "Quintais Amazônicos" . O projeto prevê a realização de ações com os agricultores familiares e assentados da reforma agrária dos municípios de Itapuã do Oeste, Machadinho d'Oeste e Cujubim, como a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) visando a recuperação de áreas degradadas e geração de renda, por um período de quatro anos. O "QuintaisRO Rioterra image04 Amazônicos" tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A parceria entre a Sedam, Superintendência Regional do Incra e a Rioterra prevê a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) por unidade familiar, a produção e doação de um milhão de mudas de espécies nativas e outras adaptáveis aos SAFs, a recuperação de 500 hectares de reservas legais, a prestação de assistência técnica e extensão rural a 500 famílias e o desenvolvimento e implantação de dois sistemas de informação geográfica. O aporte do BNDES será de R$ 9,2 milhões com uma contrapartida da Rioterra de aproximadamente R$ 1 milhão.

A parceria entre a Superintendência do Incra e a Rioterra está amparada no Programa Assentamentos Verdes, instituído pelo Instituto em 2012. Entre os objetivos do PAV estão a regularização ambiental via Cadastro Ambiental Rural (CAR) por unidade familiar; a recuperação ambiental com renda e segurança alimentar para as famílias; a valorização do ativo florestal e o monitoramento e controle dos assentamentos. Em dezembro de 2013 o Incra e a Rioterra iniciaram as atividades conjuntas no projeto de assentamento (PA) Dois de Julho, em Cujubim (RO). O assentamento tem capacidade para 145 famílias.

De acordo com o superintendente do Incra em Rondônia, Luis Flávio Carvalho Ribeiro, a parceria entre instituições públicas e privadas e com os movimentos sociais do campo é estratégica para o desenvolvimento dos assentamentos. Com a Rioterra o objetivo do Incra é manter um intercâmbio científico e tecnológico com pesquisa aplicada em campo. Na avaliação do superintendente essa parceria vai trazer excelentes resultados para as famílias beneficiadas. "O projeto da Rioterra será muito positivo para as famílias assentadas na área, não só pelo esforço da prevenção e combate ao desmatamento, mas para que conheçam alternativas que gerem renda e possam ter a regularização ambiental de seus lotes", disse.

O coordenador da Rioterra, Alexis Bastos, observou que na área de influência de execução do projeto existem 23 unidades de conservação, além dos assentamentos. De acordo com Bastos, o objetivo do projeto é potencializar o uso das áreas destinadas à produção e dessa forma evitar o avanço sobre as áreas protegidas, que devem ser conservadas.
 

Fonte: Incra
Em 07.02.2014



Compartilhe