Escritura de Compra e Venda. Matrícula bloqueada. Via judicial.
TJRJ. CM. Processo n. 0001842-45.2021.8.19.0011, Comarca de Cabo Frio, Relator Des. Agostinho Teixeira de Almeida Filho, julgado em 18/04/2024 e publicado em 24/04/2024.
	EMENTA OFICIAL: REMESSA NECESSÁRIA. DÚVIDA SUSCITADA PELO CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO DE JUSTIÇA DA COMARCA DE CABO FRIO/RJ JULGADA PROCEDENTE. REQUERIMENTO DE REGISTRO DE ESCRITURA DE COMPRA E VENDA ADIADO, PORQUATO RECAI SOBRE O IMÓVEL MEDIDAS CONSTRITIVA. BLOQUEIO DA MATRÍCULA DE UM IMÓVEL TEM POR FINALIDADE IMPEDIR A ALIENAÇÃO DO BEM OU A IMPOSIÇÃO DE OUTROS GRAVAMES, GARANTINDO ASSIM A HIGIDEZ DO BEM PARA SATISFAZER O CRÉDITO QUE DEU AZO A CONSTRIÇÃO. INTELIGÊNCIA DO § 4º DO ART. 214 DA LEI Nº 6.015/73. GRAVAME QUE SO PODE SER LEVANTADO POR DECISÃO DO JUÍZO QUE DETERMINOU A CONSTRIÇÃO. PRECEDENTES DESTE E. CONSELHO DA MAGISTRATURA. SENTENÇA QUE CONFIRMA, EM REEXAME NECESSÁRIO. (TJRJ. CM. Processo n. 0001842-45.2021.8.19.0011, Comarca de Cabo Frio, Relator Des. Agostinho Teixeira de Almeida Filho, julgado em 18/04/2024 e publicado em 24/04/2024). Veja a íntegra.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Usucapião extrajudicial. Proprietário tabular – notificação – impugnação intempestiva. Procedimento registral.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
 - Regularização fundiária
 - Registro eletrônico
 - Alienação fiduciária
 - Legislação e Provimento
 - Artigos
 - Imóveis rurais e urbanos
 - Imóveis públicos
 - Geral
 - Eventos
 - Concursos
 - Condomínio e Loteamento
 - Jurisprudência
 - INCRA
 - Usucapião Extrajudicial
 - SIGEF
 - Institucional
 - IRIB Responde
 - Biblioteca
 - Cursos
 - IRIB Memória
 - Jurisprudência Comentada
 - Jurisprudência Selecionada
 - IRIB em Vídeo
 - Teses e Dissertações
 - Opinião
 - FAQ - Tecnologia e Registro
 
Últimas Notícias
- Penhora. Depositário – nomeação. Requisito legal.
 - Integralização de capital social. Aquisição por sucessão hereditária. Parte ideal – indisponibilidade averbada. Restrição – cancelamento – necessidade.
 - Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Grilagem de terras e controle da malha imobiliária – Parte 7
 
