PL que regulariza ocupações ocorridas em terras da União é aprovado no Senado Federal
Aprovado na forma de substitutivo, projeto retorna para análise da Câmara dos Deputados.
O Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi o relator da matéria, que volta ao exame da Câmara dos Deputados
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O Senado Federal aprovou ontem, 15/04/2021, por 63 votos a favor e 6 contrários, o Projeto de Lei n. 4.348/2019 (PL), que trata da regularização de todas as ocupações com características de colonização ocorridas em terras da União antes de 10 de outubro de 2008. O texto aprovado altera a Lei n. 11.952/2009, que regulamenta a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas de domínio da União ou do INCRA, inclusive em áreas rurais fora da Amazônia Legal. Aprovado como substitutivo, o PL retorna à Câmara dos Deputados para análise. Cinco emendas apresentadas foram rejeitadas.
Para o relator do PL e Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Senador Acir Gurgacz (PDT-RO), faz-se necessária uma regularização fundiária que atenda aos interesses de quem ainda não tem o título definitivo de suas terras e, ao mesmo tempo, preserve o meio ambiente. O Senador ainda destacou que, com a titulação da terra, os assentados e produtores rurais terão segurança jurídica para empreender e trabalhar legalmente, já que estes poderão obter crédito junto aos órgãos financiadores, bem como licenciamento ambiental da atividade e assistência para o preparo do solo e seu cultivo com técnicas mais modernas. De acordo com o autor do projeto, Deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), existem assentamentos com características de colonização iniciados antes de outubro de 1985, cuja formalização de implantação se deu posteriormente, ficando excluídos da regularização.
Segundo notícia veiculada pela Agência Senado, no texto do substitutivo, o relator “insere na regularização fundiária os projetos de assentamento que ‘em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados’ venham a ser desafetados do Programa Nacional de Reforma Agrária, sendo consultada a Câmara Técnica de Destinação e Resgularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais.”
Confira a íntegra do Projeto de Lei e outras informações acerca da votação no site do Senado Federal.
Fonte: IRIB, com informações da Agência Senado.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Sistema VendasGov permitirá ao cidadão comprar imóveis públicos pela internet
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório