Registro de Imóveis do Brasil divulga Indicadores do Registro Imobiliário
Documento reúne dados relativos ao mês de novembro/2023.
O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) divulgou o documento intitulado “Indicadores do Registro Imobiliário – Informe/Novembro de 2023”. O informe é resultado da parceria firmada entre o RIB e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e tem como objetivo divulgar dados relativos às operações imobiliárias.
O informe apresentou os últimos resultados por Município, bem com a sua evolução e variação anual. Os dados apresentados referem-se aos Municípios de São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Recife (PE); Fortaleza (CE); Campo Grande (MS); Campinas (SP); Ribeirão Preto (SP); Santos (SP); São José dos Campos (SP); Guarulhos (SP); Joinville (SC); Londrina (PR) e Maringá (PR).
De acordo com o site do RIB, “a publicação de dados e informes estatísticos por parte do Registro de Imóveis é prática consumada em países desenvolvidos como Reino Unido (Her Majesty Land Registry) e Espanha (Registradores de España), entre outros. Nos países em desenvolvimento, porém, tal prática é menos difundida. Com o propósito de colocar o Brasil na fronteira da qualidade da informação sobre o mercado imobiliário, o Registro de Imóveis do Brasil, em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), trataram os dados relativos às transferências imobiliárias registradas nos cartórios de registro de imóveis.”
Conheça o Portal Estatístico Registral.
Fonte: IRIB, com informações do RIB.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CGJRO intermedeia doação de áreas urbanas da União para o Município
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes