TJMA: Corregedoria discute implantação da Central de Informações de Registro de Imóveis
A centralização de informações do Registro de Imóveis é uma determinação do CNJ, disposta no Provimento n.º 47/2015 e, ainda, previsto no Provimento n° 37/2015-CGJ/MA
No dia, 28/3, o juiz auxiliar da Corregedoria, Gladiston Cutrim, coordenou reunião para tratar da instalação da Central de Informações do Registro de Imóveis do Estado do Maranhão – CRI/MA. Representantes dos cartórios estiveram presentes para deliberar sobre os detalhes da implantação da Central. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a central de serviços eletrônicos compartilhados deve ser criada pelos respectivos oficiais de Registro de Imóveis, mediante ato normativo da Corregedoria-Geral de Justiça.
Gladiston Cutrim destacou que a centralização de informações do Registro de Imóveis é uma determinação do CNJ, disposta no Provimento n.º 47/2015 e, ainda, previsto no Provimento n° 37/2015-CGJ/MA. “Por determinação da corregedora Anildes Cruz, estamos sempre buscando o diálogo e a participação das partes envolvidas para a tomada das melhores decisões”, afirmou o juiz corregedor.
O representante da empresa SAGRES, Ednilson Rodrigues, falou sobre as atividades da empresa, destacando a criação de um plano de negócio voltado à realidade, por isso, apresentou a possibilidade de convênio para criação e implantação sem custo às serventias, apoiando a informatização das unidades para melhor atendimento das demandas finais aos clientes. “A empresa observa as disposições do CNJ referente à construção da Central de Registro de Imóveis”, observou Ednilson.
O vice-presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão – ATC/MA, José Eduardo Moraes, ressaltou a importância da discussão em torno dos problemas enfrentados pelos cartorários. “Agradeço a corregedora Anildes Cruz pela disposição em discutir conjuntamente em busca de soluções”, comentou José Moraes.
Uma nova reunião deve acontecer no dia 4 de abril, com as entidades representativas dos cartórios de Registro de Imóveis para definição dos moldes da central a ser implantada no Maranhão.
Também participaram da reunião Felipe Madruga Truccolo (titular da Serventia Extrajudicial do 1° Ofício de Paço do Lumiar – e representante do Colégio Registral); Mirella Rosa (titular da Serventia Extrajudicial de Humberto de Campos - e representante da ANOREG-MA); Thiago Aires Estrela (titular da Serventia Extrajudicial de Alto Alegre do Maranhão – e representante pela ATC/MA ); Gustavo Adriano Campos, diretor da Secretaria da Corregedoria; e os servidores da CGJ, Acayene Santos Lopes e Lourival Ramos Júnior (Divisão de Correições e Inspeções da Corregedoria).
Fonte: TJMA
Em 29.03.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJSC: Empresa não será indenizada por parar obra sem licença em rodovia no litoral do estado
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano