
Últimas Notícias
-
15/08/2023 - Amazônia Legal: Tribunais de Justiça Estaduais programam eventos para entregar mais de 17 mil títulos de propriedade
Ações são decorrentes da Semana Nacional de Regularização Fundiária – “Solo Seguro” e esforço concentrado faz parte do Programa Permanente de Regularização Fundiária.
Veja mais -
15/08/2023 - ENNOR lança novos Grupos de Pesquisa
Registro de Crédito de Carbono e diálogo entre Poder Judiciário e o Extrajudicial são os temas dos grupos.
Veja mais -
15/08/2023 - CGJ/PB autoriza celebração de Acordo de Cooperação entre CNB-PB e banco Bradesco
Objetivo é permitir que alguns Tabelionatos de Notas ofereçam serviços de correspondente bancário.
Veja mais -
15/08/2023 - Vice-Presidente do IRIB é convidado para Aula Magna sobre relações entre Brasil e Peru
Palestrantes serão Rómulo Acurio e Luz Amparo Llanos Villanueva.
Veja mais -
14/08/2023 - Instrução Normativa FUNAI n. 30, de 9 de agosto de 2023
Estabelece as regras para emissão de Declaração de Reconhecimento de Limites em relação a terras indígenas e imóveis confrontantes e declara a nulidade da Instrução Normativa nº 9, de 16 de abril de 2020, que disciplina o requerimento, análise e emissão da Declaração de Reconhecimento de Limites em relação a imóveis privados.
Veja mais -
14/08/2023 - Presidente do IRIB envia mensagem de Dia dos Pais
Confira no vídeo emocionante poema declamado por Jordan Fabrício Martins.
Veja mais -
14/08/2023 - Possibilidade de perda do imóvel por dívida de algum dos antigos proprietários
Confira a opinião de Amadeu Mendonça publicada no ConJur.
Veja mais -
14/08/2023 - XLVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil e XXXV Encuentro del Comité Latinoamericano de Consulta Registral: veja como será organizado o XXXV Encuentro!
Temas de Registro Imobiliário serão debatidos nos dias 10 e 11 de outubro. Nos dias 12 e 13 serão debatidos os temas relacionados a outras naturezas de registro.
Veja mais -
14/08/2023 - Especialização em Direito Imobiliário e Prática Extrajudicial reúne grandes nomes da área
Curso é oferecido pela Faculdade Baiana de Direito. Associados ao IRIB têm 30% de desconto!
Veja mais -
14/08/2023 - DITR: prazo para entrega começa hoje
Entrega da Declaração deve ser realizada até o dia 29 de setembro.
Veja mais -
14/08/2023 - PL prevê que Estado quite imóvel financiado de policiais mortos em serviço ou aposentado por acidente de trabalho
Texto substitutivo foi aprovado pela CDU da Câmara dos Deputados.
Veja mais -
14/08/2023 - Seminário em Mato Grosso abre Semana Nacional de Regularização Fundiária – “Solo Seguro”
Vice-Presidente do IRIB é um dos participantes.
Veja mais -
14/08/2023 - Retificação de área. Confrontante – alienação fiduciária. Credor – discordância.
IRIB Responde esclarece dúvida acerca da anuência do credor fiduciário como confrontante no procedimento de retificação de área.
Veja mais -
11/08/2023 - Solução de Consulta n. 168, de 7 de agosto de 2023
Tabelião. Interinidade. Rendimentos. Tributação. Carnê-Leão. Livro-Caixa. Despesas. Dedução. Provisões. Indedutibilidade.
Veja mais -
11/08/2023 - Retificação de área. Confrontante – titular da servidão – notificação.
IRIB Responde esclarece dúvida acerca da notificação dos titulares de servidões em procedimento de retificação de área.
Veja mais -
11/08/2023 - Lei 14.620/23 e o novo direito real decorrente da imissão na posse - O remendo do soneto que jamais existiu
Confira o artigo de autoria de Nelson Rosenvald e Wagner Inácio Freitas Dias publicado no Migalhas.
Veja mais -
11/08/2023 - Para STJ, mora em alienação fiduciária é comprovada apenas com envio de notificação extrajudicial ao endereço do devedor
Segundo entendimento do Tribunal, a prova do recebimento, quer seja pelo próprio destinatário, quer por terceiros, é dispensável.
Veja mais -
11/08/2023 - TAC7 libera conteúdo das aulas transmitidas nesta semana
Curso “Domine a Gestão da Serventia” ofereceu aulas 100% online e gratuitas.
Veja mais -
11/08/2023 - 11 de Agosto: Dia do Advogado!
Cursos jurídicos foram criados no Brasil em 1827.
Veja mais -
10/08/2023 - NOTA DE PESAR – SÉRGIO DE AZEVEDO PENCHEL
Sérgio Penchel era Titular do Tabelionato de Protesto de Títulos em Passa Quatro/MG.
Veja mais